Suplementação de Glutamina em Animais

Suplementação de Glutamina em Animais
O que é glutamina?
Glutamina é o aminoácido livre mais abundante no corpo dos animais, está associada a importantes processos metabólicos como a síntese de proteína, é uma fonte de energia para células de crescimento rápido como os enterócitos e linfócitos, além disso também transporta nitrogênio e é precursora da glutationa, um antioxidante.

Quando é necessário ser realizado a suplementação de glutamina?
Animais que apresentam quadros de estresse oxidativo, inflamatórios, sepse, injúrias apresentam o nível sérico do aminoácido menor do que o habitual e a quantidade insuficiente para suprir a demanda do organismo, torna a suplementação necessária para que o animal tenha acesso por meio da dieta.

A glutamina é constituinte do muco e atua no co - transporte de líquidos pelo intestino, modula a resposta inflamatória do intestino por meio da síntese de glutationa e células de defesa, auxilia na preservação e manutenção  da integridade da barreira intestinal e é precursora de nucleotídeos que promove a saúde intestinal.

O que podemos esperar da suplementação com glutamina:
  • Promoção da saúde intestinal;
  • Auxilio no ganho de massa muscular e na recuperação rápida após exercícios;
  • Estimulo do sistema imunológico.
Para quais animais eu utilizo?
  • Animais nos primeiros dias de vida;
  • Animais expostos à intensa carga esportiva ou de trabalho;
  • Animais com baixa no sistema imunológico ou com alterações gastrointestinais;
  • Fêmeas prenhes; 
  • Animais em desenvolvimento.

Glutamyna é um suplemento desenvolvido pela Univittá para equinos, bovinos, caprinos e ovinos e muitas outras espécies. É um produto que trás com sigo altíssima concentração de glutamina e ácido glutâmico o que faz seus efeitos ainda mais significativos. 

O auxilio na manutenção da saúde intestinal, ganho de massa muscular, recuperação rápida do músculo reduzindo a dor após o exercício, aumento da reserva de glicogênio porque não permite que o animal queime massa muscular para gerar energia, redução do estresse oxidativo, aumento da resistência contra infecções, pois ajuda na formação de anticorpos e a na prevenção de doenças 
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Tamires Lima
Tamires Lima

Estudante de medicina veterinária, apaixonada por animais e que atualmente trabalha na equipe técnica e de relacionamento com os clientes da Univittá Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Botulismo bovino (doença da vaca caída)
Botulismo bovino (doença da vaca caída)

Botulismo bovino também conhecido como doença da vaca caída é uma enfermidade causada pela toxina da bactéria Clostridium botulinum.

A vitamina A na dieta de bovinos
A vitamina A na dieta de bovinos

Neste post será abordado tópicos sobre a vitamina A, como sua função no organismo, as consequências de sua deficiência para os bovinos e o porquê e quando suplementar os animais.

Gostou deste post? Deixe seu comentário