A vitamina A na dieta de bovinos

A vitamina A na dieta de bovinos

Este post sobre vitamina é a continuação de As vitaminas na nutrição de bovinos, que se você ainda não leu vale a pena conferir antes de iniciar este em que abordaremos especialmente tópicos sobre a vitamina A,  como sua função no organismo, as consequências de sua deficiência para os bovinos e o porquê e quando suplementar os animais. 

Já foi mencionado que é necessário suprir todas as exigências nutricionais dos animais para que eles consigam expressar 100% do seu potencial produtivo e reprodutivo. As vitaminas são nutrientes essenciais para o organismo,  descubra o porque a vitamina A tem destaque na criação de bovinos.

Qual a função da vitamina A?
A vitamina A é popularmente conhecida como a vitamina do epitélio, devido a sua função primordial que é a formação e manutenção da integridade da mucosa. Além disso ela é essencial para a saúde geral do animal. está envolvida com a visão e  crescimento ósseo e fetal.

Atua potencializando a imunidade através da resposta imune celular que pode aumentar a resistência dos animais contra doenças, auxilia na manutenção dos tecidos esqueléticos e epitelial, na fertilidade ela influencia positivamente a espermatogênese (produção de espermatozóides) e o desenvolvimento embrionário melhorando os índices reprodutivos do rebanho.

Qual a origem da vitamina A para os animais?
Os microrganismos ruminais não sintetizam a vitamina A e por isso animais ficam dependentes da dieta para sua obtenção. Nas pastagens ela está presente apenas na forma de precursores da vitamina A como o beta caroteno. 

No período de seca a oferta de forragem diminui assim como o seu valor nutricional, neste momento é comum que os animais recebam a suplementação intensiva com os alimentos conservados. Os processos de conservação de quais as forrageiras podem ser submetidas como os fenos, silagens e pré-secados reduz a concentração de precursores da vitamina A.

Quais problemas a deficiência de vitamina A pode ocasionar?
A deficiência de vitamina A está associada à problemas reprodutivos como baixas taxas de concepção, abortos, retenção de placenta, cios irregulares, nascimento de bezerros fracos, anormalidades do sêmen, menor ritmo de crescimento e predispõe infeções do aparelho respiratório devido a queda de imunidade que é um dos principais problemas relacionado a deficiência.

Quando suplementar ?
É necessária a suplementação em animais que tenham em sua dieta altas quantidades de forragens conservadas de baixa qualidade, baixas quantidades de forragens frescas e alta proporção de concentrado. Os animais podem ainda ser suplementados como uma forma de prevenir transtornos reprodutivos e de potencializar o seu sistema imunológico aumentando sua resistência contra patógenos.

A Univittá em parceria com o Sal Mineral dessenvoveu premix e núcleos de microminerais, enriquecidos com promotor de crescimento, aditivo e vitaminas A, D e E para suprir as exigências de nutrientes requeridas pelas diferentes categorias de bovinos de corte e leite, para que esses consigam expressar 100% do seu potencial. 

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Tamires Lima
Tamires Lima

Estudante de medicina veterinária, apaixonada por animais e que atualmente trabalha na equipe técnica e de relacionamento com os clientes da Univittá Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Botulismo bovino (doença da vaca caída)
Botulismo bovino (doença da vaca caída)

Botulismo bovino também conhecido como doença da vaca caída é uma enfermidade causada pela toxina da bactéria Clostridium botulinum.

A vitamina D na dieta de bovinos
A vitamina D na dieta de bovinos

Neste post será abordado tópicos sobre a vitamina D, como sua função no organismo, as consequências de sua deficiência para os bovinos e o porquê e quando suplementar os animais.

Gostou deste post? Deixe seu comentário