Saiba como resolver os casos de diarreia em sua propriedade

Saiba como resolver os casos de diarreia em sua propriedade

A diarreia é um sintoma e vem sendo considerada uma das principais causas de perdas de bezerros na bovinocultura brasileira, com alta mortalidade em bezerros neonatos, as diarreias merecem a atenção especial do produtor e técnicos, uma vez que sua persistência pode culminar em grandes prejuízos econômicos e sanitários ao rebanho.

Tendo em vista a solução do problema, é importante saber que:

As bactérias estão entre os principais agentes, principalmente Salmonela e E.Coli;

Dentre as diarreias virais, o vírus mais comumente encontrado é o rotavírus, com casos relatados em todo Brasil;

As diarreias causadas por protozoários, como a coccidiose ou eimeriose (Eimeria sp), é conhecida como “curso negro”, geralmente afeta bezerros até os seis meses de idade. As fezes apresentam-se líquidas e escuras, com muco, sangue e com odor fétido.

Alguns fatores favorecem a presença e proliferação de microrganismos patogênicos e devem ser levados em consideração para o controle desta doença:

  • - Condições de higiene seja prejudicada;
  • - Alta densidade de animais;
  • - Convívio de animais de diferentes idades;
  • - Umidade excessiva; e
  • - Presença de contaminantes são fatores que  

Para tratar o bezerro com diarreia em primeiro lugar deve-se ficar atento à reposição de líquidos e eletrólitos, visando à correção da desidratação, da acidose e do desequilíbrio eletrolítico. A terapia antimicrobiana deve ser feita com medicamentos de amplo espectro de ação, como por exemplo, a Doxiciclina associada ao Benzetimide (Corta Curso, na dosagem de 1mL para cada 10 Kg de peso vivo, por via intramuscular, em dose única). ProSacc Pasta (probiótico, que ajuda a repor a microbiota intestinal, protege o trato gastrointestinal, promove melhor aproveitamento dos nutrientes contidos no alimento).

Clique no banner abaixo e tenha gratuitamente a solução para esse problema: 

 Baixe agora o e-book prosacc pasta

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Leia Também
Botulismo bovino (doença da vaca caída)
Botulismo bovino (doença da vaca caída)

Botulismo bovino também conhecido como doença da vaca caída é uma enfermidade causada pela toxina da bactéria Clostridium botulinum.

A vitamina A na dieta de bovinos
A vitamina A na dieta de bovinos

Neste post será abordado tópicos sobre a vitamina A, como sua função no organismo, as consequências de sua deficiência para os bovinos e o porquê e quando suplementar os animais.

Gostou deste post? Deixe seu comentário