Saiba como fazer a manutenção ideal dos cascos do seu animal

Saiba como fazer a manutenção ideal dos cascos do seu animal

O casco dos equinos é uma estrutura complexa e possui a função de suportar o peso do animal, absorver o impacto e suportar o desgaste constante. Eles são hidratados internamente por vasos sanguíneos e linfáticos, mantendo a humidade e nutrindo o casco com agua e solução eletrolítica de dentro para fora, a parede do casco por sua vez, tem a função de manter esta umidade dentro do mesmo garantindo o perfeito funcionamento dos cascos. Uma vez que a parede do casco se torna ressecada, ela perde sua função e o casco passa a perder liquido para o meio externo, se tornando cada vez mais rachado e quebradiço. 

Fatores que interferem diretamente no casco
 
Há vários fatores que interferem na qualidade do casco, o principal é o estado de saúde e nutrição geral do animal, logo um animal doente, ou desnutrido não apresentará cascos sadios. Também, existem fatores ambientais, ambientes muito húmidos amolecem a sola e a parede do casco favorecendo a proliferação de fungos e bactérias, o surgimento da popularmente chamada “broca”, e também o aparecimento de rachaduras. Já o ambiente seco como solos árido e semi-árido predispõem um desgaste muito maior  das estruturas do casco.  

Cuidados com os cascos 
  
O que devemos pensar nessa hora é em manter perfeitas condições interna e externa dos cascos. Para as condições externas podemos agir preparando o ambiente onde o animal vive evitando todo tipo de excesso de humidade, se possível casqueando e ferrando o animal e também fazendo a devida manutenção como limpeza, inspecionando diariamente, retirando sujeira que fica compactada na sola do caso, não é incomum encontrarmos pedras ou pedaços de madeiras presos entre a parede e a ranilha, o que prejudica e fere diretamente a sola, podendo levar a problemas mais sérios como claudicação, devemos também pensar em manter a hidratação correta da parede ou muralha do casco, importante lembrar que o uso de ceras ou graxas sintéticas não são mais tão indicados como fazíamos há anos atrás, sabe-se atualmente que esses materiais apesar de deixarem o casco brilhante por fora, acabam servindo apenas de meio para que bactérias e fungos possam se multiplicar, além de serem potencialmente tóxicos aos animais, podem causar irritações na parede do casco e até mesmo lesioná-las. 

Desenvolvido para os cascos do seu animal  

SóSebo é um produto em spray a base de sebo de carneiro puro, dentre as propriedades do sebo de carneiro, uma das mais importantes dele é a capacidade de hidratar e impermeabilizar a superfície dos cascos dos animais, mantendo desta forma a hidratação ideal dos mesmos e impedindo o ressecamento e aparecimento de rachaduras. 
Por ser à base de produto orgânico o SóSebo tem alta capacidade de absorção, além de ser apresentado em forma de spray, que agiliza e facilita muito o processo de aplicação, uma camada homogênea aplicada sobre a superfície do casco é o suficiente para mantermos a impermeabilização e hidratação, viabilizando assim, o perfeito funcionamento do casco.

Suplemente 

É inquestionável que a correta suplementação também favorece o bom desenvolvimento do casco, por isso a Univittá vem investindo muito na pesquisa e no aprimoramento de tecnologias nutricionais através de seus suplementos funcionais. O Foot Balance trabalha exatamente nesse sentido, ele vem enriquecido com biotina, levedura viva, magnésio, MOS e minerais com altíssima biodisponibilidade. Oligoelementos que compõem esse produto que se apresenta com maior concentração do mercado e com todos seus minerais disponíveis de forma orgânica (a forma mais biodisponível possível de apresentação de um mineral). Um produto que tem mais de 95% de sua matéria prima importada e que garante contribuir muito para os animais que necessitam de um maior desenvolvimento dos cascos.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Jayme Rocha
Jayme Rocha

Apaixonado por cavalos, treinador e estudante de Medicina Veterinária, atualmente trabalha no departamento de marketing e relacionamento com o cliente na Univittá Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Barbatimão Pomada em feridas
Barbatimão Pomada em feridas

O Barbatimão é usado mundialmente e esse relato de caso ocorreu na USP Pirassununga, por um setor onde o cavalo e seu bem estar estão em primeiro lugar.

Erva Baleeira TENOGEL em lesões tendíneas
Erva Baleeira TENOGEL em lesões tendíneas

Nesse relato de caso discutimos o uso tópico de TENOGEL® em casos de inflamação de tendões, um produto que pode ajudar.

Gostou deste post? Deixe seu comentário