Erva Baleeira TENOGEL em lesões tendíneas

Erva Baleeira TENOGEL em lesões tendíneas

Autora: Júlia Troitino Seidner

O equino tem sido cada vez mais utilizado nos diversos tipos de trabalho e desempenho esportivo (MARANHÃO et al., 2006), predispondo a afecções do aparelho locomotor (MELO et al., 2006). Este, composto por ossos, músculos, articulações, ligamentos, tendões e cascos (DYCE, 2010).

O bem-estar dos eqüinos e a capacidade de realização de diversas atividades se deve, em grande parte, à saúde de seu aparelho locomotor. Dentre os problemas enfrentados na Equideocultura, as afecções desse sistema, são os de maior prejuízo econômico para os criadores, incluindo gastos com assistência médica veterinária e a não utilização do animal na sua devida atividade, seja ela reprodutiva, esportiva, de trabalho ou lazer. As injúrias deste aparelho podem ocorrer isoladamente ou envolver mais de uma estrutura, sendo de origem traumática ou adquirida; congênita; e erros de manejo, como deficiência nutricional. Dentre as mais freqüentes destacamos a tendinite (DANTAS, 2013).

Inflamações de tendão, mais conhecidas como tendinites, são consideradas uma das enfermidades que mais ameaçam a carreira de um eqüino atleta, pois apresenta, em muitos casos, início insidioso, tratamento difícil e recuperação incerta (GILLIS, 1997). Uma vez ocorrida lesão, os eventos básicos envolvidos na cicatrização são semelhantes aos de outros tecidos corporais. Entretanto, o processo de reparo tecidual tendíneo é mais demorado, podendo ser classificado como intrínseco ou extrínseco (STASHAK, 1991).

Diante disso, o sucesso para o tratamento desse tipo de afecção do aparelho locomotor, se deve ao rápido diagnóstico com base no comportamento natural do eqüino, parâmetros clínicos e, em casos mais complexos, exames complementares como ultrassonografia e radiografia (DYSON, 2000). Dyson ainda cita que, dentre as formas terapêuticas mais comuns, destacam-se o uso de medicamentos tópicos locais, principalmente em casos de lesões em tecidos moles, tendões, ligamentos e músculos.

Devido a isso, a pomada TENOGEL® atua em lesões ortopédicas e relaxamento tendíneo e muscular, tendo efeito relaxante e refrescante no local acometido. É composto por um conjunto de ervas com extrato de arnica, sendo o principal composto a Erva Baleeira, que se trata de uma forte e importante aliada no alívio das dores musculares, artrites e tendinites, com ação anti-inflamatória e analgésica. TENOGEL® é indicado em fadigas musculares, tendões, articulações e ligamentos, em traumas, contusões, luxações, artrites, reumatismo e dores musculares, podendo ser usada após competições e sessões de fisioterapia (UNIVITTÁ, 2020).

DISCUSSÃO

No Laboratório de Saúde Digestiva e Desempenho de Equinos, pertencente ao Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), um potro de aproximadamente um ano e seis meses, mestiço daraça Brasileiro de Hipismo, com cerca de 460kg, com sinais de claudicação grau 3 no membro anterior esquerdo.

Na avaliação clínica geral, todos os parâmetros estavam dentro da normalidade, dentre eles: freqüência cardíaca, freqüência respiratória, coloração de mucosa, tempo de preenchimento capilar, temperatura retal e quadrantes intestinais. Durante o exame clínico do aparelho locomotor, houve a inspeção do animal em estação e em movimento junto com palpação dos tendões e ligamentos. Foram realizados movimentos de extensão, abdução e flexão do membro acometido (membro anterior esquerdo). No movimento de extensão, o equino apresentou sinais severos de dor, juntamente com a palpação do tendão flexor digital superficial, indicando assim uma possível tendinite.

Como tratamento, foi feita aplicação tópica do produto TENOGEL®, massageando o local por cinco minutos sobre o tendão acometido, durante 20 dias. O equino apresentou melhora significativa após o tratamento, diminuindo o inchaço da região, e cessando a claudicação.

CONCLUSÃO

O uso tópico de TENOGEL® em casos de inflamação de tendões é benéfico como tratamento para essa enfermidade.

AGRADECIMENTOS

À empresa UNIVITTÁ Saúde Animal.

REFERÊNCIAS

DANTAS, A. C.; VAZ, Beatriz Berlinck Dutra; BRITO, Jacinta Eufrásia. Afecções do aparelho locomotor em equídeos: levantamento de casos clínicos. 2013.

DYCE, K. M.; Sack, M. O.; Wensing, C. J. C. Tratado de Anatomia Veterinária: tradução de Maria Eugênia Laurito Summa – Rio de Janeiro. 2004

DYSON, S. Proximal suspensory desmitis in the forelimb and the hindlimb. In: AMERICAN ASSOCIATION OF EQUINE PRACTITIONERS, 46., 2000, San Antonio. Lexington: AAEP, 2000.

GILLIS C. L. Rehabilitation of tendon and ligament injuries. In: AMERICAN ASSOCIATION OF EQUINE PRACTITIONERS, 43., 1997, Phoenix. Proceedingd... Lexington: AAEP, 1993. p. 306-309.

MARANHÃO R.P.A., Palhares M.S., Melo U.P., Rezende H.H.C., Braga C.E., Silva Filho J.M. & Vasconcelos M.N.F. 2006. Afecções mais frequentes do aparelho locomotor dos equídeos de tração no município de Belo Horizonte. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. 58: 21-27

MELO U.P., Ferreira C., Santiago R.M.F.W., Palhares M.S. & Maranhão R.P.A. 2006. Equilíbrio do casco equino. Ciênc. An. Bras. 7: 389-398.

STASHAK, T. S. Métodos para terapia. In: . Claudicação em eqüinos segundo Adams. 4 ed. São Paulo: Roca, 1994. 943p.

UNIVITTÁ, Pomadas para dores musculares – Tenogel. Disponível em: https://univitta.net/produto/pomada-para-dores-musculares-tenogel. Acessado em 13 de abril de 2020.

Clique aqui para baixar o PDF
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Leia Também
Barbatimão Pomada em feridas
Barbatimão Pomada em feridas

O Barbatimão é usado mundialmente e esse relato de caso ocorreu na USP Pirassununga, por um setor onde o cavalo e seu bem estar estão em primeiro lugar.

Segredos para seu cavalo não sentir dor
Segredos para seu cavalo não sentir dor

Nesse post você vai ver medicações para combater a dor, segredos e dicas para que seu animal não sinta dor.

Gostou deste post? Deixe seu comentário