Percheron - Conheça uma das raças mais fortes e com temperamento tranquilo

Percheron - Conheça uma das raças mais fortes e com temperamento tranquilo
Os cavalos de tração da raça Percheron, são animais fortes, rápidos, de temperamento tranquilo e apresentam uma envergadura que permite com que estes façam a tração de todo tipo de carga. É uma raça muito conhecida nos Estados Unidos, já no Brasil há poucos criadores e dentre os estados que possuem maior concentração de animais estão: São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. 
 

Conheça sua história 

Com origem na região de La Perche, na França, e por isso o nome Percheron, essa espécie era muito utilizada para o trabalho agrícola e fazer a tração de carruagens. Nas cruzadas era conhecido pela excelente força e constituição, bem como por sua beleza e estilo.
 
Famoso na europa durante o século XVII, onde a fertilidade do solo favoreceu o seu desenvolvimento, era considerado o cavalo favorito dos fazendeiros, mas foi trocado por tratores após a segunda guerra mundial devido à mecanização e modernização das fazendas. 
 
No ano de 1393 um haras na França foi criado para preservar e conservar a raça, atualmente é utilizado em pequenas fazendas e para alguns trabalhos nos campos nos Estados Unidos. No Brasil chegou no ano de 1920, trazidos pelo exército brasileiro, pela companhia Matarazzo e pela cervejaria Antártica. 
 
Em sua formação há a mistura de cavalos da raça Shire, Belga e Árabe. São animais resistentes, que conseguem se adaptar a diferentes condições climáticas com facilidade e rapidez. São tão fortes que durante o século XIX, foram usados para puxar ônibus urbanos.


Porte físico

O Percheron é considerado uma raça de grande vantagem em seu porte físico, com destaque em sua altura que pode variar entre 1,60 m até 1,70m e seu peso pode variar entre 500 Kg a 1.200 Kg. Sua cabeça é alongada, harmoniosa e com perfil reto. 
 
Suas ganachas são robustas, com orelhas móveis e curtas, seus olhos grandes. O pescoço é curto, largo, musculoso e ligeiramente arqueado. As costas inclinadas e musculosas, a garupa ampla e arredondada. Sua pelagem da raça costuma ser tordilha ou castanho escura.


Sua Aptidão

São animais que possuem uma agilidade notável, uma força incrível, um temperamento tranquilo, são resistentes, energéticos e inteligentes. Sua principal função é atrelagem, mas é usado para carruagens, apresentações e desfiles.
 
As fêmeas da raça Percheron são boas produtoras de leite, podendo produzir até 35 L diários, sendo por esse motivo muitas das vezes sendo escolhidas para serem amas de leite e receptoras de embrião. 

Saiba mais sobre outras raças acessando outros artigos do blog da Univittá.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Tamires Lima
Tamires Lima

Estudante de medicina veterinária, apaixonada por animais e que atualmente trabalha na equipe técnica e de relacionamento com os clientes da Univittá Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça
Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça

A raça de cavalo Puro-sangue Lusitano é considerada pelos pesquisadores como a primeira raça de sela do mundo. São animais nobres, dóceis, generosos e ardentes.

Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante
Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante

A raça americana Paint Horse é relativamente nova, o que não significa que não seja valorizada. Muito pelo contrário. Nos Estados Unidos está entre as mais populares, as mais comercializadas e também as mais caras.

Gostou deste post? Deixe seu comentário