Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça

Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça
A raça de cavalo Puro-sangue Lusitano é considerada pelos pesquisadores como a primeira raça de sela do mundo. São animais nobres, dóceis, generosos e ardentes. O Brasil tem o segundo maior plantel do mundo, com cerca de 12 mil animais – fica atrás apenas de Portugal, o país de origem da raça.

Neste artigo, saiba um pouco mais sobre a história dos Puro-sangue Lusitano e suas principais características: morfologia, aptidão e temperamento. 

A história dos Puro-sangue Lusitano

O Puro-sangue Lusitano é uma das raças mais antigas do mundo ocidental, que deu origem a outras raças de cavalos. Está presente nas pinturas e em gravuras de rochas datadas entre 13 mil e 30 mil anos antes de Cristo. Os desenhos foram encontrados em grutas do Escoural, nas mediações de Andaluzia. 

Os cavalos foram utilizados em combates pelos exércitos de Esparta e do Império Romano. São considerados pelos gregos e romanos como os melhores cavalos de combate e de sela.

O Puro-sangue Lusitano é descendente direto do cavalo ibérico, o ancestral de todos os outros cavalos do mundo. É uma das quatro raças primitivas a partir das quais derivam todas as outras raças de cavalo, que conseguiu se desenvolver e evoluir devido ao isolamento da parte da Europa em que foi originado. 

Ele é considerado uma herança genética de Andaluzia, em Portugal. Antigamente acreditava-se, inclusive, que as éguas traziam ao mundo filhos do vento. São, portanto, os cavalos mais velozes da antiguidade. 

No Brasil, o Puro-sangue Lusitano chegou no ano de 1541, pelas mãos dos colonizadores portugueses. Mas foi somente em 1808 que os animais selecionados da real coudelaria de Alter foram trazidos pelo príncipe João VI para que a raça se estabelecesse no  Brasil. 

Os animais da atualidade, maiores e melhores, são resultados da seleção genética de anos, para que cavalos com maior dimensão e melhor qualidade de andamento fossem gerados.

A morfologia dos Puro-sangue Lusitano

Os cavalos dessa raça têm porte médio, pesam em média 500 Kg e medem entre 1,55 m e 1,60 m de altura. Sua cabeça é bem proporcionada, de comprimento médio, delgada e seca, com o perfil levemente subconvexo e a fronte levemente abaulada.

Seus olhos são elípticos, grandes, vivos, expressivos e confiantes. A orelha tem comprimento médio – são finas e expressivas. O pescoço também tem comprimento médio, o peitoral é profundo e musculoso. O costado é bem desenvolvido: extenso e profundo com costelas arqueadas.

O dorso é bem dirigido, tendendo para a horizontal. A sua garupa é forte, arredondada e bem proporcionada. As pelagens mais comuns são a ruça e a castanha, mas podem ser encontradas também a tordilha, o alazão, o baio, a palomina e a preta.

Puro-sangue Lusitano é ágil e dócil

Os Puro-sangue Lusitano têm andamento ágil, elevado. Sua docilidade e submissão ao cavaleiro chamam a atenção. São animais nobres, generosos, ardentes, dóceis e de grande beleza. 

Além disso, são versáteis. Já foram utilizados na agricultura, em batalhas e hoje em dia participam de espetáculos, provas e escolas de equitação. São animais de diversas finalidades, desde esportes como o salto e trabalhos como o manejo do gado.

Quer saber mais sobre raças de cavalos, acompanhe o blog da Univittá!


Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Tamires Lima
Tamires Lima

Estudante de medicina veterinária, apaixonada por animais e que atualmente trabalha na equipe técnica e de relacionamento com os clientes da Univittá Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante
Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante

A raça americana Paint Horse é relativamente nova, o que não significa que não seja valorizada. Muito pelo contrário. Nos Estados Unidos está entre as mais populares, as mais comercializadas e também as mais caras.

Appaloosa: cavalo de pelagem exótica e beleza rara
Appaloosa: cavalo de pelagem exótica e beleza rara

O Appaloosa é uma raça americana de cavalo conhecida principalmente pela sua pelagem exótica que lhe confere o apelido de “cavalo pintado”. São animais de beleza rara, ágeis, rústicos e velozes.

Gostou deste post? Deixe seu comentário