Clydesdale, a raça equina de tração com porte atlético e temperamento dócil

Clydesdale, a raça equina de tração com porte atlético e temperamento dócil
A raça de cavalo de tração Clydesdale, chama atenção pelo porte grande e algumas de suas características como força, agilidade e temperamento dócil. No mundo todo estima-se que existam apenas 5 mil animais da raça, sendo que a maioria se encontra concentrada nos Estados Unidos, em seguida no Canadá e outros países com alguns exemplares como o Brasil, a Rússia, o Japão e a Alemanha.
 

Contexto histórico

A raça foi desenvolvida em Lanarkshire, um condado da Escócia, durante o século XVIII por agricultores para que pudessem atender suas necessidades agrícolas locais e fazer o transporte pesado e carregar o arado. São animais que possuem cascos resistentes para trabalhar nos solos moles das terras ásperas do país. 
 
Em geral os cavalos de tração foram desenvolvidos principalmente para as guerras, onde eram responsáveis pelo transportes de cargas pesadas, como a catapulta uma arma da época e cavaleiros com armaduras pesadas. No Brasil, a raça Clydesdale chegou na Estância São Francisco Borja, localizada em Amparo - SP, quando Cláudio Borja decidiu importar alguns animais da raça dos Estados Unidos  no ano de 1999.
 

Morfologia

São animais de porte grande, sua altura média pode variar entre 1,70 m a 1,85 m, com peso médio de 850 a 1000 Kg. Seu pescoço é forte, arqueado, sua cernelha alta, o conjunto dorso e anca são curtos, espádua quase vertical e os membros anteriores diretamente sob os membros, seus ossos são largos e sua musculatura compacta e potente.
 
Um cavalo chamado Remington da raça Clydesdale, já foi considerado o maior do mundo pelos livros de recordes. Cavalos de tração são propensos a estresse por calor, por não dissipar o calor dos músculos como as outras raças, o que faz com que precisem de mais água e sombra para se manterem hidratados. 
 
As pelagens admitidas e comumente encontradas são a zaina, castanha e negra, raramente a pelagem tordilha e alazã. A pelagem com traços de rosilha também são consideradas dentro do padrão. Possuem pelos grandes e sedosos desde os joelhos e jarretes até a coroa do casco, sua elevação de patas no trote são notáveis, além disso tem manchas brancas pelo corpo, principalmente na cara e nos membros inferiores. Além disso possuem cascos muito resistentes.

 
Sua aptidão

São animais ativos, inteligentes, fortes,  dóceis e estilosos. A maioria dos animais da raça foram substituídos na agricultura pelos tratores, apenas poucos locais onde seja de difícil acesso para as máquinas ou por própria decisão dos proprietários de manter os animais no serviço.
 
Os animais no Brasil são usados para participarem de diferentes exposições em feiras agropecuárias, apresentações, montarias, atrelagem em carruagens para eventos, apresentações de adestramento, provas de salto, cavalgadas, equitação terapêutica e desfiles.
 
Conheça outras raças de cavalos interessantes. Clique aqui.
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Tamires Lima
Tamires Lima

Estudante de medicina veterinária, apaixonada por animais e que atualmente trabalha na equipe técnica e de relacionamento com os clientes da Univittá Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça
Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça

A raça de cavalo Puro-sangue Lusitano é considerada pelos pesquisadores como a primeira raça de sela do mundo. São animais nobres, dóceis, generosos e ardentes.

Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante
Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante

A raça americana Paint Horse é relativamente nova, o que não significa que não seja valorizada. Muito pelo contrário. Nos Estados Unidos está entre as mais populares, as mais comercializadas e também as mais caras.

Gostou deste post? Deixe seu comentário