Cavalo da raça Crioulo é resistente, ágil e harmônico

Cavalo da raça Crioulo é resistente, ágil e harmônico
O cavalo da raça Crioulo é conhecido pela sua harmonia física, longevidade, agilidade, rusticidade e resistência. Apesar de ser mais comum no Rio Grande do Sul em razão de sua história – e ser a paixão dos gaúchos –, a raça é amplamente distribuída em todo o território brasileiro.

Ela está presente em 22 estados brasileiros e até mesmo em outros países. Neste artigo, conheça um pouco mais sobre a história do Crioulo, sua morfologia, pelagem e aptidão. 

A história da raça Crioulo

O cavalo crioulo é resultado de uma seleção natural dos animais que viviam livremente pelos países da América do Sul, como Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Eles se dispersaram dos animais cujas raças são descendentes: os cavalos espanhóis Jacas e Andaluz trazidos à América pelo explorador Álvar Núñes Cabeza de Vaca, por volta de 1634.

Na América do Sul, foram submetidos a ambientes de extrema adversidade, como as temperaturas intensas, e se tornaram muito resistentes. Mas foi no Brasil que o desenvolvimento da raça permitiu que o animal tivesse características morfológicas únicas. Acredita-se que levou cerca de 4 anos para que os cavalos fossem domados pelos moradores da região.

Como é a morfologia do cavalo Crioulo?

São considerados animais de pequeno porte, com altura média de 1,45 m para ambos os gêneros e peso entre 400 Kg e 450 Kg.

A cabeça dos animais tem formato de pirâmide, perfil reto ou ligeiramente convexo, sendo curta e larga. As orelhas são pequenas e robustas, afastadas da base, os olhos são grandes e expressivos, a estrutura óssea é relativamente modesta para garantir rigidez no desempenho das atividades. 

A cernelha e o dorso são razoavelmente delineados, com bom revestimento muscular, permitindo harmonia da linha superior por meio de sua união com lombo. O tórax tem um bom perímetro e arqueamento razoável das costelas, possibilitando bom rendimento à atividade cardíaca e respiratória – fundamentais à resistência.

O lombo é firme, com a correta união da garupa, proporcionando firmeza e resistência à linha superior. A sua silhueta é ligeiramente retangular, equilibrada e de alto enquadramento de suas paredes. A garupa é forte e musculosa e de inclinação mediana, o que proporciona boa descida muscular posterior.

A pelagem da raça Crioulo

Admite-se todos os tipos de pelagem: zaino, baio, tordilho, mouro, rosilho e tostado – exceto a pintada e a albina total. A pelagem clássica é o gateado, uma tonalidade de amarelo escuro que lembra o baio e contrasta com uma lista preta que vai da crina até a cauda.

A aptidão do cavalo Crioulo

Os cavalos da raça Crioulo são caracterizados pela silhueta harmônica, têm temperamento forte, são inteligentes, corajosos, bem dispostos, rústicos e possuem grande resistência. 

Frequentemente são usados para a lida do gado em virtude de sua aptidão, força e inteligência. Como a raça também consegue percorrer grandes distâncias, os cavalos são usados como atletas na modalidade de enduro equestre, por exemplo. 

Aliás, há uma competição criada exclusivamente para a raça, chamada de Freio de Ouro. Nela é avaliada a morfologia dos competidores, a resistência, a coragem e a aptidão física dos animais por meio de 7 provas diferentes que pontuam o desempenho dos animais. O animal campeão é aquele que tiver a melhor somatória de pontos durante as duas etapas da competição.

Você conhecia todos esses detalhes do cavalo Crioulo? Acompanhe o blog da Univittá para saber mais sobre essa e outras raças.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Tamires Lima
Tamires Lima

Estudante de medicina veterinária, apaixonada por animais e que atualmente trabalha na equipe técnica e de relacionamento com os clientes da Univittá Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça
Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça

A raça de cavalo Puro-sangue Lusitano é considerada pelos pesquisadores como a primeira raça de sela do mundo. São animais nobres, dóceis, generosos e ardentes.

Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante
Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante

A raça americana Paint Horse é relativamente nova, o que não significa que não seja valorizada. Muito pelo contrário. Nos Estados Unidos está entre as mais populares, as mais comercializadas e também as mais caras.

Gostou deste post? Deixe seu comentário