Campolina, a raça de cavalo brasileira de grande porte

Campolina, a raça de cavalo brasileira de grande porte
A raça de cavalo brasileira Campolina, é uma das principais raças criadas no país e está presente em mais de 20 estados, mas com maior concentração de animais na região sudeste. Os animais desta raça se destacam pelo grande porte, mas sem deixar de lado sua forma harmoniosa, temperamento dócil e cavalgadura suave devido ao fato de terem a andadura marchada.

Contexto histórico

Seu nome é uma homenagem ao seu desenvolvedor Cassiano Campolina, que buscava por um cavalo de porte grande, ágil, forte e resistente para não perder suas cavalhadas. Uma representação folclórica da batalha entre mouros e cristãos na inauguração da linha férrea de Queluz, atualmente Conselheiro Lafaiete - MG.

A raça teve origem no ano de 1870, quando Cassiano foi presenteado por Dom Pedro II, com uma égua marchadora que se chamava Madeia, que estava prenha de um cavalo da raça europeia Andaluz. O resultado deste cruzamento foi o primeiro animal da raça, um potro nomeado de Monarca em que não se sabe ao certo seu local de nascimento, mas acredita - se que tenha sido entre Rios de Minas - MG.

Cassiano faleceu antes que pudesse ver a raça sendo aperfeiçoada e ganhando reconhecimento como nos dias atuais.  As evoluções por meio do melhoramento genético e seleção foram possíveis a partir de cruzamentos entre as raças como anglo-normando, puro - sangue inglês e mangalarga marchador. Com diferentes criadores trabalhando no desenvolvimento da raça, foi necessário a criação de uma associação para que fosse definido um padrão racial. 


Sua morfologia

São animais de porte grande, tendo peso médio de 500 Kg e a altura para os machos pode variar de 1,58m e para as fêmeas de 1,52m, mas podem chegar a atingir 1,75 m. Não existe diferença de padrões entre machos e fêmeas, ambos apresentam a cabeça de formato trapezoidal, ou seja, vista de perfil deve formar um trapézio, o perfil retilíneo e convexillíneo no chanfro.  

Suas orelhas são paralelas e proporcionais às dimensões da cabeça. A fronte ampla e plana, a ganacha bem definida, afastadas e com contornos nítidos e suaves. Os olhos afastados, móveis e expressivos. As narinas amplas, flexíveis e afastadas. O seu pescoço rodado e côncavo na borda inferior, levemente musculoso e ligado de forma harmoniosa à cabeça.

Sua cernelha é longa, bem definida e musculosa. O peito amplo e profundo, o dorso de comprimento médio, reto, musculado, proporcional e harmoniosamente ligado à cernelha e ao lombo. As ancas simétricas, bem cobertas e harmoniosas. A garupa não tem a  altura superior a cernelha, é ampla, proporcional e musculosa. 

A pelagem mais comum é a baia, mas podem ser encontradas e admitidas outras como a alazã, castanha, preta, branca, tordilha e pampa. 

Aptidão

Os Campolinas são animais de temperamento dócil, de fácil adestramento, fortes e resistentes. Essas qualidades permitem com que seja usado tanto para trabalhos no campo como a lida com o gado, quanto provas funcionais e até mesmo para o esporte e lazer pelo fato de que sua marcha promove certa comodidade aos cavaleiros.

Conheça outras raças de cavalos interessantes. Clique aqui
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Tamires Lima
Tamires Lima

Estudante de medicina veterinária, apaixonada por animais e que atualmente trabalha na equipe técnica e de relacionamento com os clientes da Univittá Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça
Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça

A raça de cavalo Puro-sangue Lusitano é considerada pelos pesquisadores como a primeira raça de sela do mundo. São animais nobres, dóceis, generosos e ardentes.

Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante
Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante

A raça americana Paint Horse é relativamente nova, o que não significa que não seja valorizada. Muito pelo contrário. Nos Estados Unidos está entre as mais populares, as mais comercializadas e também as mais caras.

Gostou deste post? Deixe seu comentário