Brasileiro de Hipismo

Brasileiro de Hipismo
    O cavalo Brasileiro de Hipismo, conhecido como BH, é um animal de boa estrutura física e conformação, com grande aptidão para os esportes equestres olímpicos. Raça formada no Brasil com cruzamentos entre as mais importantes linhagens europeias de cavalos de adestramento e salto, como Hanoverana, Oldenburger, Holsteiner e Sela Francesa, junto a cavalos Puro Sangue Inglês (considerado indispensável na formação da raça) e Árabes. 

    O BH possui a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Hipismo (ABCCH), que é uma fundação sem fins lucrativos, que foi fundada em novembro de 1977, com a finalidade de criar e desenvolver uma raça de cavalo com aptidão para os esportes hípicos, dando início á formação da raça. O maior plantel de animais registrados na ABCCH encontra-se no estado de São Paulo. Com todo o trabalho da Associação, o nome da raça foi elevado ao topo das premiações e participações em eventos de grande porte, como os Jogos Pan Americanos, garantindo medalhas para as equipes. Além da fomentação, a Associação orienta e incentiva os cruzamentos de alto valor genético e incorpora novas técnicas de reprodução e treinamento, querendo como resultado um cavalo nacional que atenda com perfeição as diversas modalidades equestres. O desenvolvimento dessa criação nacional tem despertado muito interesse nos alemães, franceses e americanos, que consideram o rebanho brasileiro como um dos melhores do mundo. A Associação também é responsável por criar e administrar o Stud Book da raça.

    O BH é um cavalo alto, com altura superior a 1,65 m. Mas que apesar disso, é considerado um cavalo leve e ágil, pesando em média 550 kg. Tem cabeça expressiva, nobre e com todos os contornos ósseos bem destacados.  Possui pescoço médio, que fica bem destacado do seu peito e espáduas. O conjunto cabeça-pescoço funciona como um balanceador de equilíbrio juntamente com seu peso e mecânica dos movimentos. Os membros são fortes e extensos, com excelente biomecânica para o salto. São considerados animais de forte esqueleto ósseo. Seu lombo é largo e forte, fazendo uma ligação perfeita com a garupa. 

    Animal com características de comportamento de coragem, inteligência e elegância. Apesar de ser uma raça energética e determinada, seu temperamento é muito dócil e fácil de lidar. Além de cavalos muito carinhosos.

    São admitidas todas as pelagens, com destaque nas alazã, castanha, preta e tordilha.

    Uma outra utilidade desses animais, além do seu destaque nas modalidades de salto, adestramento e concurso completo de equitação,  é que eles são os que melhores atendem as exigências e necessidades para trabalho na Polícia Militar, por melhor padrão racial para realizar policiamento montado, tanto por conta da imposição e seu tamanho, como também pelo seu temperamento dócil e de fácil interação com o ser humano. 

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Mariana Spada Zamaioli
Mariana Spada Zamaioli

Médica Veterinária, atualmente tecnica em vendas da Univitta saúde animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
FOOT BALANCE Suplemento para cascos
FOOT BALANCE Suplemento para cascos

Nesse artigo falamos sobre os resultados que o FOOT BALANCE o produto para cascos da Univittá proporcionou para um muar na USP Pirassununga.

Barbatimão Pomada em feridas
Barbatimão Pomada em feridas

O Barbatimão é usado mundialmente e esse relato de caso ocorreu na USP Pirassununga, por um setor onde o cavalo e seu bem estar estão em primeiro lugar.

Gostou deste post? Deixe seu comentário