As vitaminas na nutrição de bovinos

As vitaminas na nutrição de bovinos
A dieta dos animais precisa atender todas as necessidades de energia e conter níveis adequados de proteínas, minerais e vitaminas para que eles tenham um bom desempenho produtivo e reprodutivo. O desequilíbrio na dieta pode resultar em redução de desempenho, gerando prejuízos econômicos aos produtores devido ao impacto direto dos nutrientes sobre a performance do animal. 

Frequentemente se ouve sobre a importância da proteína na dieta e da mineralização do gado, mas em comparação não se fala sobre as vitaminas, então pensando à respeito este post foi desenvolvido com alguns tópicos sobre os nutrientes imprescindíveis para alimentação, as vitaminas.

O que são as vitaminas?
As vitaminas são compostos orgânicos e nutrientes essenciais, das quais o organismo precisa para o funcionamento rotineiro de seu metabolismo. São requeridas em pequenas quantidades, mas são necessárias para diversas funções.

Quais as funções das vitaminas no organismo?
As vitaminas são cofatores de enzimas, desencadeiam e controlam processos metabólicos e tem a capacidade de viabilizar e auxiliar na utilização de outros nutrientes. Cada uma atua em um local diferente, mas elas podem auxiliar na mesma função.

Quais as diferenças entre os tipos de vitaminas?
Podem ser divididas em dois grupos caracterizados pela sua solubilidade. As hidrossolúveis, em que o termo hidro se refere à água, o que significa que elas são solúveis em água, ou seja, que podem se dissolver em água.  

As lipossolúveis que são solúveis em gordura, o que permite o seu armazenamento no organismo por ter uma forma de eliminação mais lenta, diferente das hidrossolúveis que são metabolizadas rapidamente e consequentemente excretadas da mesma forma, não sendo armazenadas. 

Nas hidrossolúveis se encontra às 8 vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12) e a vitamina C e nas lipossolúveis estão as vitaminas A, D, E e K.

Porque a suplementação é necessária?
A maior parte da exigência de vitaminas é suprida pela dieta, mas em alguns casos as condições de criação do animal e manejo alimentar pode prejudicar a absorção ou até mesmo o seu acesso às vitaminas.

Animais que são criados em confinamento, onde tem pouca ou ausência de luz solar, que são alimentados com forragens submetidas à métodos de conservação o que reduz os teores de algumas vitaminas e inclusive o período de seca que reduz a quantidade de elementos importantes para síntese de vitamina.

A deficiência pode gerar prejuízos à saúde, redução no desempenho  e problemas reprodutivos. O fornecimento da quantidade adequada auxilia na melhora do desempenho animal, com a finalidade de aumentar a produtividade, prevenir a incidência de enfermidades e auxiliar no tratamento de doenças infecciosas. 

A Univittá em parceria com o Sal Mineral dessenvoveu premix e núcleos de microminerais, enriquecidos com promotor de crescimento, aditivo e vitaminas A, D e E para suprir as exigências de nutrientes requeridas pelas diferentes categorias de bovinos de corte e leite, para que esses consigam expressar 100% do seu potencial. 

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Tamires Lima
Tamires Lima

Estudante de medicina veterinária, apaixonada por animais e que atualmente trabalha na equipe técnica e de relacionamento com os clientes da Univittá Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Botulismo bovino (doença da vaca caída)
Botulismo bovino (doença da vaca caída)

Botulismo bovino também conhecido como doença da vaca caída é uma enfermidade causada pela toxina da bactéria Clostridium botulinum.

A vitamina A na dieta de bovinos
A vitamina A na dieta de bovinos

Neste post será abordado tópicos sobre a vitamina A, como sua função no organismo, as consequências de sua deficiência para os bovinos e o porquê e quando suplementar os animais.

Gostou deste post? Deixe seu comentário