Uso de Aditivos na Alimentação de Gado Leiteiro: Efeito na CCS.

Uso de Aditivos na Alimentação de Gado Leiteiro: Efeito na CCS.

O presente trabalho foi realizado na Fazenda do Sobrado, situada em Barra Mansa, sul do Estado do Rio de Janeiro. Foram utilizadas 20 vacas leiteiras girolandas (7/8) mantidas em sistema de semi-confinamento pelo período de quatro meses, recebendo a mesma dieta e manejo sanitário rotineiro da fazenda, com o objetivo de avaliar o efeito da inclusão de aditivos alimentares na sanidade da glândula mamária através da Contagem de Células Somáticas (CCS). Os animais foram divididos quanto ao grau de sangue, idade e nº de lactação em dois blocos que continham animais de 2ª e 3ª lactação cada um. Dentro de cada bloco, os animais foram distribuídos em cinco tratamentos, que constaram de uma ração básica padrão, acrescida dos aditivos testados em cada tratamento, oferecidos uma vez por dia, após a ordenha da manhã. Os tratamentos foram: T1 Ionóforo, T2 Levedura, T3 MOS, T4 Mix de probióticos, e T5 Controle. Amostras do leite produzido pelos animais foram coletadas a cada 30 dias e enviadas ao Laboratório da EMBRAPA/CNPGL para determinação da CCS. Os resultados obtidos para CCS foram T1=1159,70 UFC/ml; T2=595,75 UFC/ml; T3= 280,19 UFC/ml; T4= 646,95 UFC/ml; T5= 1213,80 UFC/ml. Os resultados apontam superioridade do tratamento T3, que apresentou a menor contagem (P < 0,05), enquanto que os tratamentos T2 e T4 não diferiram entre si, e o tratamento T1 foi o que apresentou a maior contagem. Conclui-se que o tratamento T3 “MOS” foi o que proporcionou melhor resultado quanto à CCS.

 

Marcos Aronovich , Rosangela Cruz Nunes , Christianne Perali , Airton Antonio Castagna

 

Parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Zootecnia da FAGRAM do segundo autor.

Pesquisador da PESAGRO-RIO/LBA / Doutorando da UFF.

maronovich@pesagro.rj.gov.br

Aluna do Curso de Zootecnia – FAGRAM/ Bolsista PROUNI.

ronunesbr@yahoo.com.br

Professora e Coordenadora do Curso de Zootecnia da FAGRAM.

chperali@terra.com.br

Pesquisador da PESAGRO –Rio:

airtoncastagna@hotmail.com

 

Veja na íntegra um Trabalho Técnico realizado sobre o assunto. 

Clique aqui

 

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Univittá Saúde Animal
Univittá Saúde Animal

Somos um grupo criado através da união de duas empresas, Univittá e Pharmacêutica, comprometidas e empenhadas em aplicar conhecimentos técnicos e científicos em benefício da prevenção e da cura de doenças animais, fazendo o novo para gerar soluções.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Botulismo bovino (doença da vaca caída)
Botulismo bovino (doença da vaca caída)

Botulismo bovino também conhecido como doença da vaca caída é uma enfermidade causada pela toxina da bactéria Clostridium botulinum.

A vitamina A na dieta de bovinos
A vitamina A na dieta de bovinos

Neste post será abordado tópicos sobre a vitamina A, como sua função no organismo, as consequências de sua deficiência para os bovinos e o porquê e quando suplementar os animais.

Gostou deste post? Deixe seu comentário