Qual a importância e as características dos anestésicos locais?

Qual a importância e as características dos anestésicos locais?
Com o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas, novas técnicas anestésicas foram sendo desenvolvidas, e o papel da anestesia local ou regionais se tornaram fundamentais para o sucesso de um procedimento cirúrgico.
Se define como anestésico local, toda substância que, aplicada em concentrações adequada, produz bloqueio reversível na condução nervosa (sensibilidade, motricidade e função autonômica) em alguma parte do corpo. E o uso clínico destes fármacos nas últimas décadas, foi imensamente ampliada, sendo usada em anestesias locais e regionais, analgesias, anestesias intratecal e epidural, bloqueios periféricos para membros, aplicações tópicas e intravenosas, manuseio de vias aéreas, manipulações oculares e da pele e no controle de arritmias cardíacas. O uso de infusão contínua de lidocaína foi relatado com eficácia para o controle da resposta simpática promovida por estímulos nociceptivos. 

Qual o real objetivo de uma analgesia local

O trauma tecidual e inflamação produz sensibilização do sistema nervoso periférico, e essa entrada nociceptiva produz sensibilização dos neurônios do corno dorsal da medula espinhal. Sendo assim técnicas anestésicas locais e regionais são fundamentais para o completo bloqueio nociceptivo periférica inicial e consecutivamente a inibição da ação no sistema nervoso central, reduzindo as chances de desenvolvimento de dor patológica futura.

Qual mecanismo de ação dos anestésicos locais

Os anestésicos locais promovem o bloqueio da condução do impulso nervoso, impedindo a entrada rápida de sódio para o interior dos axônios, evento responsável pela despolarização da membrana celular. Ocorre a ligação dos anestésicos locais ao sítio hidrofílico do canal de sódio presente na superfície interna da membrana celular, bloqueando sua ativação.
Os anestésicos locais atuam na membrana nervosa, e como esta é composta basicamente por lipídios, a potência dos fármacos está diretamente ligada a sua lipossolubilidade.

O que temos de anestésico local disponível

Uma variedade de fármacos anestésicos é utilizada para bloquear reversivelmente a transmissão nervosa, possuindo potência, toxicidade e tempo de ação dependente do grupo farmacológico a que pertence.     
  Características resumidas dos principais anestésicos locais empregados na Medicina Veterinária:

PROCAÍNA:
- Curta duração (40 a 60 minutos).
- Absorção sistêmica rápida, mas possui baixa toxicidade.
- Menos potente que a lidocaína.
- Dose: 6 a 8 mg/kg.

LIDOCAÍNA:
- Duração moderada (40 a 120 minutos).
- Período de Latência (5 a 10 minutos).
- Produz bloqueios periféricos e centrais.
- Antiarrítmicos (1 a 2 mg/kg) – Controle de arritmias ventriculares.
- Convulção é o principal sintoma de intoxicação.
- Dose máxima (6 a 7 mg/kg.

BUPIVACAÍNA:
- Ação duradoura (6 a 10 horas)
-  Não produz vasodilatação e é altamente lipossolúvel.
- Período de latência: cerca de 20 minutos.
- 4 vezes mais potente que a Lidocaína
- Dose máxima: 4mg/kg.

ROPIVACAÍNA:
- Longa duração (180 a 480 minutos).
- Latência: 10 minutos.
- Menos cardiotóxica que a bupivacaína
- Muito eficiente para a anestesia epidural
- Dependendo da dose, podemos ter um bloqueio mais pronunciado da dor do que em bloqueio motor.

A escolha da técnica, do fármaco e das doses corretas destes anestésicos vão garantir o sucesso de uma boa analgesia, permitindo um procedimento sem dor e uma recuperação cirúrgica de maior qualidade.
Preocupada em disponibilizar ao mercado veterinário fármacos de qualidade e visando promover um melhor bem estar animal a Pharmacêutica representa o Bupinex, um anestésico local que tem como princípio ativo a Bupivacaína, onde as características acabam de ser citadas. O Bupinex é a primeira e a única Bupivacaína veterinária que te proporciona a garantia de um produto registrado e indicado para diversas espécies de animais.
Longa ação, não precisa ser associados com vasoconstritores, 4 vezes mais potente que a lidocaína e extremamente seguro. Esses são somente alguns dos diferenciais que a Pharmacêutica disponibiliza pra você. 
Escolha sempre um produto legalizado para ser usado no seu animal. 
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Leia Também
Probiótico para cavalos: tipos, benefícios e como usar
Probiótico para cavalos: tipos, benefícios e como usar

Muito tem se estudado sobre a utilização de probiótico para cavalos, mas o que de fato existe para o uso nos equinos e que critérios precisam para seu uso? Confira essa e outras dicas neste artigo.

Importância, e como mineralizar os ovinos e os caprinos
Importância, e como mineralizar os ovinos e os caprinos

Os minerais estão presentes em mais de 300 reações enzimáticas e metabólicas do organismo dos animais e nos pequenos ruminantes isso se faz ainda mais importante. Saiba como...

Gostou deste post? Deixe seu comentário