Overtraining: como identificar e lidar com cavalos com super treinamento

Overtraining: como identificar e lidar com cavalos com super treinamento

Você sabe o que é Overtraining? Este artigo fala sobre o assunto e te orienta a identificar se o seu cavalo está com sobrecarga de atividades físicas, a tratar e a lidar com a questão. Boa leitura!

O que é o overtraining?

O super treinamento (overtraining) é uma síndrome que ocorre com atletas que não seguem uma rotina e uma dieta de treinamentos adequado. Ocorre por um exagero no volume de atividade física, sem dar ao corpo o tempo necessário para sua recuperação. Sabe-se que o momento do descanso é onde as energias gastas com contração muscular durante os exercícios são repostas. Isso significa que um descanso adequado é tão importante quanto os treinos.

Como identificar no cavalo e quais os malefícios?

Os malefícios gerados vão desde lesões musculares e articulares até a danos imunológicos e psicológicos. O overtraining causa elevação no nível de cortisol, que é um hormônio catabólico, quebra moléculas musculares para gerar energia. Dessa forma ocorre um déficit proteico. O estresse no sistema nervoso central é tão intenso que chega a provocar distúrbios hormonais.  A associação dessas condições citadas leva à: redução da força muscular, redução na capacidade aeróbica máxima, aumento da frequência cardíaca em repouso, quando comparado aos valores basais, hipersensibilidade muscular, queda na imunidade, perda ou diminuição do apetite, observa-se o que o cavalo fica facilmente fadigado.

Vale ressaltar que essas lesões musculares em grandes proporções podem gerar uma miosite, e uma mioglobinúria em casos extremos. A mioglobinúria acontece quando o músculo é danificado gravemente, ocorrendo a morte de suas fibras, assim a mioglobina é liberada na corrente sanguínea e eliminada pela urina, podendo sobrecarregar os rins e causar sérios problemas renais.  
Com isso, além dos objetivos do treino, que seriam ganhar uma prova, não serem atingidos, o risco de surgirem problemas graves para a saúde do seu cavalo são grandes.  

Como tratar?

O tratamento para o overtraining é o repouso, ou seja, interrupção dos treinos e competições até que seu cavalo esteja totalmente recuperado.

Em casos mais graves sugere-se uso de anti-inflamatórios e ducha para aliviar os danos musculares. Administração de fluidos para evitar danos mais graves nos rins, associado com antioxidantes como vitamina E e selênio. 

Como evitar?

Para evitar o overtraining é necessário que você conheça o seu cavalo e saiba os limites dele, até onde ele pode ser exigido. Se é um cavalo que está com você há pouco tempo, o indicado é que os treinos sejam progressivos. O descanso e a dieta são fundamentais para qualquer atleta. É no momento de descanso que ele vai recuperar as energias gastas durante o treino e recuperar as micro-lesões causadas no músculo durante a contração, favorecendo a hipertrofia. A dieta ajuda nesse processo, você deve fornecer os nutrientes necessários para o seu cavalo se recuperar completamente e ter energia suficiente durante o treino, para isso são necessários um feno e um concentrado de qualidade, e pode-se associar um bom suplemento para cavalos. O Fort Horse por exemplo, é um suplemento desenvolvido com alta tecnologia, indicado para todas as fases de desenvolvimento, para animais em treinamentos intensos que necessitam de um melhor desempenho atlético.
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Letícia Simões
Letícia Simões

Estudante de Medicina Veterinária USP Pirassununga FZEA , estagiária no laboratório de pesquisa em saúde digestiva e desempenho de equinos, atualmente envolvida em um experimento sobre nutrição do casco equino e trabalha no marketing da Univitta Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!

Descubra o mais novo lançamento da Univittá Saúde Animal: o Univittá Podcast! Conecte-se com especialistas, desvende os segredos da equinocultura e nutrição animal, e mantenha-se atualizado com o que há de mais relevante no universo dos cavalos e animais. Saiba mais!

O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados
O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

O aminoácido vem se tornando essencial para uma alimentação excelente!

Gostou deste post? Deixe seu comentário