O que saber sobre métodos de conservação de forragens para equinos

O que saber sobre métodos de conservação de forragens para equinos
Todos sabemos que os equinos são herbívoros e que, por isso, se alimentam de capim (volumoso). Sua necessidade ou capacidade de alimentação para matéria seca (alimento sem água) é de 2 a 3% do seu peso vivo.

Isso significa que, se um cavalo pesa 400 quilos, ele terá a necessidade de se alimentar com aproximadamente 8 a 12 quilos de alimento sem água. Esse número vai variar de acordo com a categoria do animal ou período de desenvolvimento pelo qual ele esteja passando: em crescimento, treinamento, em reprodução ou em trabalho intenso.

Como cada modo de conservação e estado do volumoso tem suas características e podem variar de capim para capim, alguns pontos devem ser considerados:
 

  • Capim fresco

É a forma ideal e natural de consumo do animal. Rico em água, tem somente 20% de matéria seca – ou seja, em 1 quilo de capim fresco temos somente 200 gramas de matéria seca. São de 7 a 13% de proteína bruta dependendo do tipo e da idade que será pastejado. 

É por isso que o capim proporciona ao animal o estímulo de todo o sistema digestivo, principalmente a mastigação (início do processo de digestão). É importante estar atento, no entanto, para garantir o tipo de capim ideal para seu cavalo, bem como o estado em que se encontra. 

O consumo contínuo de volumoso grosseiro (taludo) pode fazer com que o animal desenvolva a palatite, uma inflamação na gengiva do animal que dificulta o pastejo a preensão do alimento.

  • Feno

É um processo de desidratação do capim (secagem) que permite preservar as propriedades do alimento. Há pouquíssima perda produtiva. O nível de matéria seca gira em torno de 85% (em 1 quilo de feno temos 850 gramas de matéria seca) e o teor de proteína chega quase a se manter inalterado ao momento do corte do capim. 

Há vários tipos, mas os mais comuns são o coast cross, o tifton e o jiggs. Também pode ser feito de uma leguminosa: alfafa. É preciso ter cuidado com a qualidade do feno, pois, se estiver seco demais, taludo demais ou úmido demais, pode causar quadros de cólicas no animal, além de proporcionar um alimento de baixo valor nutricional. 

  • Silagem 

É um dos processos mais comuns na atualidade. A silagem tem como objetivo conservar o alimento através de fermentação anaeróbica, mantendo boas características nutritivas por um longo período. 

Garante ao volumoso teores proteicos bem similares ao do momento do corte. Seus níveis de matéria seca giram em torno de 30% (1 quilo de silagem proporciona 300 gramas de matéria seca).

Pode ser fornecida ao cavalo sem problemas, desde que algumas recomendações com o silo sejam seguidas:

- deve ser muito bem feito para que a silagem seja de ótima qualidade;
- deve ser feito e fornecido em quantidade adequada de forma que o cavalo coma a silagem: no máximo até duas horas aberta ou extraída do silo, a fim de garantir a palatabilidade do produto. 

As forrageiras mais utilizadas são milho, sorgo, capim e alfafa. 

O que mais considerar com relação ao volumoso

Independentemente da forma de conservação, é importante considerarmos que o tipo de capim, o tempo (idade) de corte e a época do ano em que é feita faz total diferença para qualidade do volumoso que será ofertado. Ademais, a saúde digestiva influenciará diretamente no aproveitamento de tudo que será dado, inclusive da suplementação concentrada.

A Univittá vem trabalhando há um bom tempo com produtos que garantem a saúde intestinal e que, consequentemente, proporcionam um melhor aproveitamento da dieta total do animal. 

O Pro-SACC é um aditivo probiótico especialmente desenvolvido para equinos que proporciona melhor digestibilidade do volumoso. Não é raro observar nos animais a melhoria do ganho de peso, da pelagem e do desempenho atlético. 

Além do Pro-SACC, a Univittá desenvolveu o MOS, um aditivo prebiótico que, além de ter propriedades para estimular o sistema imune do animal, adsorve micotoxinas comuns em todos os métodos de conservações citados. Conheça os produtos Univittá!

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!

Descubra o mais novo lançamento da Univittá Saúde Animal: o Univittá Podcast! Conecte-se com especialistas, desvende os segredos da equinocultura e nutrição animal, e mantenha-se atualizado com o que há de mais relevante no universo dos cavalos e animais. Saiba mais!

O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados
O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

O aminoácido vem se tornando essencial para uma alimentação excelente!

Gostou deste post? Deixe seu comentário