O que devo fazer para engordar meu cavalo?

O que devo fazer para engordar meu cavalo?

Se tem uma reclamação que nós, médicos veterinários, escutamos com bastante frequência, é esta: “Meu cavalo não engorda. Dou a melhor ração, feno à vontade e um bom suplemento. Mas não adianta, ele não pega peso, está sempre fino.”

E, realmente, resolver esse dilema não é tão simples assim. Primeiro, é preciso enxergar a situação como um todo e entender as condições em que o animal se encontra. Ou seja, ele de fato necessita ganhar peso? Sua sanidade está favorecendo para que isso aconteça?

Então, para chegar a essas respostas, exames têm que ser feitos a fim de que sejam descartadas possíveis doenças que possam impedir esse aumento de escore.

Se o animal se encontrar em perfeitas condições nos índices laboratoriais, algumas medidas deverão ser tomadas. Neste artigo, vamos explicar algumas delas e como podem ser resolvidas:

Até que ponto o sal mineral influencia no ganho de peso?
No que a saúde intestinal influencia para a condição corporal de meu animal?
O manejo pode interferir no ganho de peso?
Que suplemento existe e como pode ser usado para melhorar a condição corporal de meu cavalo?

Vamos lá?

Como o vermífugo pode contribuir para o ganho de peso do meu animal?

É fundamental que a vermifugação do animal esteja em dia, pois a presença de vermes causa problemas não só para absorção de nutrientes, mas também na saúde de forma geral do animal. Isso sem falar no fato de que pode agredir a parede intestinal — muitas vezes de modo irreversível.

Por isso, é importante envolver um veterinário nesse bate-papo e estudar qual vermífugo pode — e deve! — ser utilizado para uma vermifugação eficaz. Atualmente os exames laboratoriais, como o OPG, custam em torno de R$ 8 e expõem de forma bastante clara e direta o nível de infestação em que se encontra o animal e qual a espécie do parasita envolvido.

Até que ponto o sal mineral influencia no ganho de peso?

Os minerais participam de centenas de reações enzimáticas no organismo do animal, inclusive no quesito hidratação. O consumo de sal pelos cavalos faz com que seus índices reprodutivos melhorem, sua disposição para o exercício aumente, sua imunidade melhore e seu escore corporal seja equilibrado.

A ingestão de sal mineral pelo animal deve ser diária, numa quantidade de, em média, 60 gramas/dia. Raramente um animal não procura o sal para sua ingestão voluntária. Mas, se isso ocorrer, é importante que haja a “ingestão forçada”, que pode ser feita com a inserção dessa quantidade de sal mineral para equinos à ração.

Hoje há inúmeras marcas no mercado, o importante é que esse sal mineral seja próprio para ingestão de equinos.

No que a saúde intestinal influencia para a condição corporal do meu animal?

Esse fator talvez seja o ponto mais importante e a causa principal da dificuldade que seu animal tem em ganhar peso. Isso porque as lesões criadas na parede intestinal dos equinos muitas vezes causam reflexos para toda a vida do cavalo.

Uma diarreia de potro — ou durante o seu desenvolvimento, por um tempo prolongado — pode gerar lesões em determinadas porções do intestino que eram colonizadas por um tipo específico de bactérias e sua ausência cria, então, uma deficiência na absorção de alguns nutrientes.

Para que isso não ocorra, existem no mercado aditivos probióticos como o Pro-Sacc, um composto de levedura viva que favorece o desenvolvimento das bactérias que beneficiam a flora intestinal do animal.

A utilização desse tipo de produto em animais após a vermifugação e de forma contínua em cavalos estabulados garante uma maior absorção dos nutrientes, previne cólicas, melhora o desempenho atlético e o estado geral do animal, o que inclui pelagem, qualidade de casco e disposição.

O manejo pode interferir no ganho de peso?

O equino é um nômade herbívoro e essa definição nos faz refletir em como está o manejo alimentar de nossos animais. Muitas vezes restringimos o fornecimento de concentrado e volumoso em uma ou duas vezes ao dia, o que é “trágico”.

Como queremos que um animal, cujo hábito natural é o pastejo constante, seja forçado a se alimentar rapidamente — em duas ou três porções — e ainda tenha uma estrutura intestinal saudável?

Isso é praticamente impossível. O que podemos fazer é tentar encurtar ao máximo o fornecimento da dieta em pequenas porções ao dia — e, no caso dos volumosos, se atentar para ser o mais verde possível.

Qual suplemento existe e como pode ser usado para melhorar a condição corporal do meu cavalo?

Se você cuidar desses pontos já citados acima, já é “meio caminho andado”. Para engordar um animal, o fornecimento de volumoso, um concentrado de qualidade e Pro-Sacc, é fundamental. Assim, garantimos o aproveitamento total da dieta. Para acelerar o processo, utilizar de alguns suplementos pode ser de grande valia.

Para tanto, a utilização de óleos degomado de arroz, como o GamaRice, ou de suplementos energéticos, como o E-Power, darão o aporte calórico faltante para o ganho de peso.

O óleo comprovadamente já é muito utilizado para esse fim, pois contém em torno de 3800 calorias e proporciona o fornecimento de Ômega 3 e 6, fundamentais para a melhoria da pelagem e ganho de massa muscular. Já a utilização do E-Power é muito inovadora.

Trata-se de um produto altamente calórico, com quase o dobro da caloria do óleo, e é extremamente palatável. É uma borra de melaço que se torna um incentivador voluntário de tudo que for fornecido para o animal que contenha o produto. Na dose de 300ml por dia, trará resultados em poucas semanas.

Então, se o seu cavalo parece não ganhar peso ou tem um escore corporal desequilibrado, primeiro faça os exames necessários. Depois, se os índices laboratoriais estiverem ok, siga o passo a passo sugerido. Certamente a engorda acontecerá — e em um breve período de tempo.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!

Descubra o mais novo lançamento da Univittá Saúde Animal: o Univittá Podcast! Conecte-se com especialistas, desvende os segredos da equinocultura e nutrição animal, e mantenha-se atualizado com o que há de mais relevante no universo dos cavalos e animais. Saiba mais!

Óleo de Mocotó para Selas e Arreios: Benefícios, Utilização e Cuidados
Óleo de Mocotó para Selas e Arreios: Benefícios, Utilização e Cuidados

Descubra os benefícios do óleo de mocotó para selas e arreios. Saiba como utilizá-lo corretamente e os cuidados necessários. Confira!

Gostou deste post? Deixe seu comentário