Limpeza de Baias para cavalos

Limpeza de Baias para cavalos

Limpeza de Baias para cavalos


Ao contrário do que se pensa, a limpeza das baias é indispensável e um fator muito importante do trato com cavalos. Esse serviço que comumente é deixado nas mãos de outras pessoas pode fornecer informações relevantes sobre o seu animal. É interessante que você observe a consistência de suas fezes, a conformação da cama e verifique a capacidade que ela está tendo de absorver água. Assim você pode prevenir possíveis complicações futuras.
Além disso, a saúde e o bem-estar dos animais dependem do ambiente em que eles vivem, por isso deve ser um ambiente limpo, arejado e confortável.

Que cuidado tem que ter na hora de limpar a baia?


  • Pisos: Os pisos mais indicados são os de cimento recoberto com serragem ou maravalha, e o piso sintético de borracha. São os mais fáceis para a desinfecção e limpeza diária, impedindo a proliferação de bactérias e fungos oportunistas. O piso de terra é o menos indicado por apresentar maior contaminação para os animais.
  • Cama: A cama deve ser examinada pelo menos duas vezes ao dia (de manhã e à tarde). Com o garfo retire todo o esterco e toda a parte molhada pela urina, lembrando que toda a serragem retirada junto com o esterco e com a urina deve ser reposta, para que não haja desníveis. Mesmo com essa limpeza diária deve-se ficar de olho nos níveis de amônia. A amônia é um composto nitrogenado presente na urina dos cavalos, mas em níveis altos pode ser nociva, causando condições inflamatórias nas vias aéreas dos equídeos. Boa ventilação e estratégias de higiene práticas, como citamos, são necessárias para livrar um celeiro de amônia.
  • Cocho e bebedouro: Devem ser lavados com água corrente duas vezes ao dia. Deve-se limpar o cocho de ração após cada refeição, com a ajuda de uma escova para tirar partículas de alimento que sobraram, evitando que elas apodreçam e sejam ingeridas pelo seu cavalo na próxima refeição. 
Fique atento ao limo que pode se desenvolver no fundo do bebedouro e trazer problemas pra saúde digestiva dos equinos. Portanto esvazie o bebedouro e esfregue o fundo e as laterais para limpá-lo.

Lembrando que cochos de concreto precisam de mais atenção do que os ferro, por serem mais porosos acumulam mais partículas. 

O que existe para higienização de baias?


Sabões e detergentes são os produtos químicos de limpeza que podem ser utilizados nessas instalações. Esses suprimentos se destinam a emulsionar a gordura e a graxa. O detergente é bastante seguro e para a higienização de baias devemos preferir os detergentes alcalinos, que farão remoção da matéria orgânica. 

Como deve ser feito a desinfecção de uma baia?


Para a desinfecção de baias temos produtos como detergentes a base de amônia quaternária que são altamente tóxicos contra microrganismos (bactérias, fungos e vírus) por isso são conhecidos por sua ação biocida. Em alguns casos junto à amônia quaternária pode vir o gluteraldeído que é um desinfetante de ação rápida e eficaz contra as bactérias.Temos a cal, muito utilizado pelo seu custo benefício. 

A creolina é um potente bactericida e germicida e é eficaz na limpeza de áreas contaminadas. Vale ressaltar que para a obtenção de um bom resultado sem comprometer a segurança, a creolina deve ser diluída de acordo com as recomendações do fabricante, o mais comum a ser recomentado é utilizar 2,5L de água para um frasco de 100ml de creolina.

A vassoura de fogo também é muito utilizada, principalmente para a remoção de ectoparasitas. Esse método, entretanto, deve ser utilizado com cuidado já que envolve temperaturas muito altas.

Uma vez entendido a importância de cada estrutura que compõe uma baia e o ponto crítico de cada espaço, podemos citar como cada estrutura deve ser limpa e o que temos para essa desinfecção. Para a desinfecção da baia, a periodicidade com que se deverá ser feita depende principalmente de condições ambientais, do tipo de piso, sendo que nos pisos de terra a desinfecção deve ser mais frequente, e se houve ou não animais doentes naquela instalação. 

  • Desinfecção do piso com cal: A cal possui potente ação germicida, ou seja, é capaz de destruir todos os microrganismos. As vantagens da cal são o baixo custo, o fácil acesso no comércio, a boa eficácia e a fácil aplicação. Uso da cal em piso de cimento: primeiro faça a limpeza seca com uma vassoura para remover toda a sujeira, depois lave o piso com água corrente e espelhe a cal virgem (1 kg/m2) por toda a superfície ainda úmida, se necessário borrife mais água. O tempo de ação é de aproximadamente 2 horas. Por fim remova toda a cal sem deixar resíduos significantes. A cal pode ser usada também para a desinfecção de pisos de terra.
  • Nos cochos e bebedouros deve-se fazer a limpeza seca primeiro, retirando toda a sujeira. Depois com água corrente e auxilio de um detergente esses cochos devem ser lavados. Lembrando que para que a desinfecção seja eficaz é necessário a remoção de toda matéria orgânica. O recomendado é utilizar uma solução de detergente, para facilitar a limpeza. Esses detergentes devem ser substancias com ação umedecedora e surfactante que com adição de água aumentam seu poder de remoção de sujeira. Além disso, deve ter efeito emulsionante dissolvendo e saponificando as gorduras, para que essas não voltem a se depositar na superfície.
  • Vassoura de fogo: Na equideocultura a vassoura de fogo é indicada para controle de carrapatos e pulgas ou em caso de presença de animais doentes. A vassoura de fogo, diferente da maioria dos venenos para ectoparasitas, acaba com os ovos que ficam no solo e nos cantos das paredes.

Quais os benefícios de se desinfetar uma baia?


Uma baia corretamente desinfetada significa uma baia livre de ectoparasitas, de moscas e cascudinhos. As moscas são infestações comuns em qualquer propriedade que cria animais, sobretudo em locais onde há erros de manejo da criação, estes insetos inconvenientes aumentam o estresse e a irritabilidade do animal, além de serem vetor de doenças como a anemia infecciosa que acomete muitos equinos causando perda de apetite, depressão e consequentemente prejudicando a performance do seu cavalo. A anemia infecciosa é uma doença que infelizmente não possui tratamento ou vacina.

Um exemplo de praga nas camas são os cascudinhos, uma espécie de escaravelho e outra praga comum presentes nas criações de cavalos, e também estão relacionados a erros de manejo. Esses insetos normalmente infestam na cama e são de difícil controle, o mais utilizado é o controle químico. Sem falar nas moscas um problema crônico nas baias que além de um importante vetor em muitas doenças, o controle deve ser feito com melhorias do manejo de resíduos.

Com a baia corretamente desinfetada, seu animal estará mais confortável e com menos estresse, o que o deixará menos tenso e irritado facilitando o manejo, proporcionando ganho de peso e uma vida mais saudável a ele.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Letícia Simões
Letícia Simões

Estudante de Medicina Veterinária USP Pirassununga FZEA , estagiária no laboratório de pesquisa em saúde digestiva e desempenho de equinos, atualmente envolvida em um experimento sobre nutrição do casco equino e trabalha no marketing da Univitta Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Descubra os Surpreendentes Benefícios da Lisina na Suplementação
Descubra os Surpreendentes Benefícios da Lisina na Suplementação

Descubra os incríveis benefícios da lisina na suplementação e como ela pode auxiliar no crescimento, fornecer equilíbrio corporal e dar uma performance surpreendente. Saiba mais neste artigo informativo da Univittá.

O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados
O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

O aminoácido vem se tornando essencial para uma alimentação excelente!

Gostou deste post? Deixe seu comentário