Endoscopia em aves: tudo o que você precisa saber

Endoscopia em aves: tudo o que você precisa saber
As aves são animais ideais para a realização da endoscopia graças à sua anatomia peculiar: praticamente há pneumatização fisiológica do celoma pela posição e distribuição dos sacos aéreos. Além disso, elas não possuem epiglote, o que torna o estudo da traqueia mais fácil. 

Outros aspectos que também facilitam o estudo do trato digestivo superior são a existência do bucho em algumas espécies e a ausência de esfíncter da cárdia. Mas, quando é indicada a endoscopia em aves, quais são os procedimentos e técnicas mais comuns, qual tipo de endoscópio usar? É isso o que você vai ver no artigo de hoje.

Por que fazer endoscopia em aves e qual aparelho usar

Em clínicas de aves, o uso de endoscopia é descrito para procedimentos diagnósticos, biópsias de tecidos, tratamentos locais, intervenções cirúrgicas e, sobretudo, para a secagem de espécies monomórficas. O endoscópio pode ser utilizado para o exame visual de qualquer orifício que seja grande o suficiente para a inserção do instrumento.

Os procedimentos endoscópicos mais comuns são a laparoscopia e a traqueoscopia. A técnica é utilizada como uma ferramenta diagnóstica suplementar para detecção de inflamação, oclusão e de outras lesões. 

Os instrumentos básicos para a realização da endoscopia são uma fonte de luz (150W), um cabo de fibra óptica e o endoscópio adequado. 

  • Endoscópio de 1,9 mm de diâmetro externo: é o mais fino que existe, bom para diagnósticos. Oferece excelente qualidade óptica e é ideal para pássaros com peso inferior a 100 g ou para regiões de pequenas dimensões. 
  • Endoscópio de 2,7 mm de diâmetro externo: recomendado para aves com peso entre 50 g a 4 kg. É o mais comum, fornece boa iluminação e bom tamanho de imagem. Muito utilizado para a manipulação de instrumentos de biópsia ou para tirar fotografias. 
  • Endoscópio de 4,5 mm de diâmetro externo: utilizado para aves com mais de 4 kg. 

Em relação ao ângulo de visão da lente, é recomendado um ângulo de 30°, que garante melhora na visibilidade e reduz o trauma que envolve o impacto nos sacos aéreos e no peritônio durante a laparoscopia.

Como preparar a ave para a endoscopia

Antes de tudo, é preciso definir o protocolo anestésico. À exceção de casos muito isolados, todas as aves são anestesiadas com isoflurano 5% e manutenção de 1,5 a 2,5%. As aves são entubadas assim que se atinge um bom plano anestésico. 

A administração é feita através do sistema T de Ayres modificado, no qual o fluxo de oxigênio se mantém em aproximadamente 3x o volume da frequência respiratória por minuto (600 ml/mim para aves de 1 kg). As aves com mais de 500 g podem ser monitoradas por oximetria de pulso. 

Antes da laparoscopia, os animais são privados de comer por pelo menos três horas – sempre dependendo da espécie de ave e do tipo de intervenção. Se o procedimento a ser realizado é no sistema digestivo ou se for em uma ave que consome grande quantidade de comida, pode ser feito jejum de mais de 24h com objetivo de evitar vômitos e regurgitações.

As técnicas mais empregadas em endoscopias em aves

Há três técnicas que são mais empregadas para exames endoscópicos. 

  1. Abordagem lateral esquerda a nível da fossa paralombar: trata-se da técnica classicamente utilizada para a realização da sexagem por laparoscopia. O paciente é colocado em decúbito lateral direito com as asas estendidas dorsalmente e o membro à esquerda na extensão caudal. O ponto de entrada se localiza cranialmente ao músculo iliotibial caudal até a última costela.
  2. Abordagem das cavidades peritoneais fígado ventral: das duas cavidades peritoneais pares, envolvendo o fígado, as ventrais são as mais desenvolvidas e aquelas de maior importância clínica. Ambas, a esquerda e a direita, são separadas pelo mesentério ventral. Apesar de ser possível uma abordagem hepática por outras vias, essa é a mais recomendada tanto para a visualização de lesões quanto para a realização de biópsias. É realizada uma incisão na linha média imediatamente caudal até a borda do esterno. A partir dessa abordagem, visualiza-se perfeitamente as superfícies ventrais do fígado, o mesentério ventral e o coração.
  3. Abordagem direta da cavidade peritoneal intestinal (CPI): consiste na entrada na CPI sem atravessar nenhuma parede do saco aéreo. Trata-se da via de opção para a realização de biópsia do rim. Pode ser realizada uma entrada direta através da cânula de trocarte em um ponto localizado ventral do ísquio e caudal ao púbis, enquanto o paciente está em decúbito lateral (direito ou esquerdo). Mediante esse método é possível o acesso direto ao intestino, às gônadas sexuais e ao rim. 

A laparoscopia também pode ser empregada para a observação de outras estruturas, tais como o trato respiratório superior, a cavidade oral, o esôfago, a cloaca, entre outros. Mais artigos técnicos como esse você confere no blog da Univittá. Acompanhe! 

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Giovanna Caramori / Letícia Chahade
Giovanna Caramori / Letícia Chahade

Estudantes de Medicina Veterinária, estagiárias da Univitta Saúde Animal

Mais artigos deste autor
Leia Também
Animais também sentem dor: veja sinais de desconforto
Animais também sentem dor: veja sinais de desconforto

Há quem acredite que os animais não têm a mesma sensibilidade à dor dos seres humanos. A verdade é que nós nos expressamos muito melhor e demonstramos o mínimo desconforto, enquanto os animais podem mostrar uma postura de dor quase imperceptível aos olhos de uma pessoa destreinada.

Superbactérias em pets: isso pode acontecer?
Superbactérias em pets: isso pode acontecer?

Se uma patologia causada por bactéria já assusta, imagine quando esse microrganismo ganha um superlativo: “superbactéria”. Pois saiba que as superbactérias realmente existem e podem acometer tanto humanos quanto pets.

Gostou deste post? Deixe seu comentário