Estudo comprova efeito da suplementação mineral orgânica na qualidade do líquido sinovial de equinos

 Estudo comprova efeito da suplementação mineral orgânica na qualidade do líquido sinovial de equinos

A preocupação com a saúde dos equinos é uma constante na Univittá. Por isso, sempre desenvolvemos estudos e pesquisas a fim de verificar – e comprovar – a eficácia dos nossos produtos.

Sabemos que a suplementação mineral em equinos é de extrema importância para a saúde e desenvolvimento do animal. Ela contribui para a boa formação de ossos e tendões, para os índices reprodutivos e também para o alto rendimento nos esportes.

Agora, estudos foram feitos para mostrar o efeito da suplementação mineral orgânica na qualidade do líquido sinovial de equinos. Confira como se deu o estudo e quais foram os resultados.

Estudo feito com 11 cavalos

Estudos prévios revelaram prevalências alarmantes de artropatia no tarso de equinos ainda em início de treinamento – o percentual variou de 65 a 75%. Então o objetivo da pesquisa atual foi avaliar os efeitos da suplementação orgânica nas características físico-químicas do líquido sinovial de equinos.

Foram utilizados 11 equinos SRD (sem raça definida), entre 4 e 10 anos, pesando em média 365 kg com ECC 3,6 (0-9), hígidos, sem afecções articulares, mantidos em pastagem nativa e sem suplementação anterior.

As amostras foram coletadas entre março e junho de 2020, sendo que D0 significa o antes e D90 simboliza 45 e 90 dias após o fornecimento diário de 85g/animal de núcleo mineral orgânico desenvolvida pela Kronus–Univittá©.

Os animais foram contidos, sedados e o membro – escolhido aleatoriamente – preparado. A artrocentese foi realizada no recesso dorsomedial da articulação tibiotársica. O líquido sinovial foi analisado imediatamente após a coleta quanto à coloração, o aspecto, a tixotropia, o teste da mucina, a viscosidade (quantitativa e qualitativa), a contagem de células nucleadas e hemácias, e a proteína total pós-centrifugação.

Os dados foram analisados pelo teste de Kruskal-Wallis, seguido de Dunn´s (P < 0,05). Em todos os tempos, cor e aspecto estavam normais. Não houve efeito do tempo sobre aspectos subjetivos e as contagens de hemácias e nucleadas não diferiram estatisticamente.

A viscosidade quantitativa evoluiu de 6,52±2,06cm (D0) para 14,92±4,78cm (D90) (P=0,0078), enquanto a proteína total reduziu de 1,44±0,37g/dl (D0) para 0,72±0,68g/dl (D90) (P=0,0195). Ao final do período, foi observado ganho de peso médio de 29 kg e ECC 6, mesmo com redução da quantidade e qualidade das pastagens.

Em conclusão, houve melhorias na qualidade do líquido sinovial após a introdução da suplementação mineral orgânica.

Conclusão do estudo

Para os autores do estudo, os achados do trabalho demonstram que o uso deste tipo de suplementação pode influenciar positivamente na saúde articular de equinos. Novos estudos são necessários no sentido de confirmar esse benefício em equinos submetidos à atividade atlética ou de trabalho.

A Univittá tem satisfação em contribuir com a ciência e provar que nossos produtos são relevantes tanto para qualidade de vida dos animais quanto para seu desempenho atlético e produtivo. Estaremos sempre empenhados em justificar a utilização dos produtos Univittá (e seus benefícios) para cada criador, tutor ou proprietário de algum animal.

Esse projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria público-privada com o produto Kronus, um suplemento mineral 100% orgânico que chegou para fazer a diferença na vida dos animais.

Clique aqui para baixar o PDF
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Letícia de Oliveira Cota
Letícia de Oliveira Cota

Médica veterinária graduada em 2017 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui residência em clínica médica e cirúrgica de grande animais (2017-2019) e atualmente é mestranda em ciência animal, na subárea de clínica e cirurgia veterinária, pela mesma instituição, sob orientação do Prof PhD Rafael Resende Faleiros.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!

Descubra o mais novo lançamento da Univittá Saúde Animal: o Univittá Podcast! Conecte-se com especialistas, desvende os segredos da equinocultura e nutrição animal, e mantenha-se atualizado com o que há de mais relevante no universo dos cavalos e animais. Saiba mais!

O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados
O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

O aminoácido vem se tornando essencial para uma alimentação excelente!

Gostou deste post? Deixe seu comentário