Saiba tudo sobre o desmame de potros

Saiba tudo sobre o desmame de potros

Como a alimentação dos equinos está intimamente relacionada ao crescimento e à saúde do animal, esse sempre é um tema de bastante relevância para os criadores, médicos veterinários e estudiosos.

Quando se fala em desmame de potros, ganha ainda mais importância porque o assunto é cercado de dúvidas. Se você tem alguns questionamentos, acompanhe até o final porque neste artigo você vai encontrar:

  • Qual a idade ideal para desmamar os potros?
  • Como esse manejo deve ser feito?
  • Com o que devo me preocupar ao fazer o desmame?

Qual a idade ideal para desmamar os potros?

O desmame deve ser feito entre o 5º e 6º mês de idade do potro, quando os nutrientes da lactação começam a deixar de ser suficientes para o seu desenvolvimento.

O concentrado deve ser fornecido para o potro antes do desmame, ao mesmo tempo em que a ração é fornecida para a égua. Assim, a aceitabilidade será maior.

Como esse manejo deve ser feito?

É necessário cautela ao realizar o manejo de desmame, com técnicas que fazem com que os prejuízos sejam os menores possíveis. Estudos apontam que o manejo ideal é o desmame gradual.

Ou seja, de início o potro é retirado somente algumas horas por dia do convívio com sua mãe. Esse período vai aumentando a cada dia, até que o potro se habitue à nova fase. Sabemos, no entanto, que esse procedimento demanda tempo e nem sempre é viável.

Outro manejo recomendado é o uso de um cavalo padrinho, que é quando um cavalo mais velho é colocado no piquete com as éguas e os potros. Aos poucos, as éguas são retiradas e o padrinho acaba sendo referência para os potros, que sofrem menos com o desmame.

Durante o processo de desmame, não é aconselhado fechar os potros em baias por aumentar ainda mais o estresse, que pode causar enormes prejuízos aos animais.

Com o que devo me preocupar?

O desmame é um período de transição crítico para os potros. O estresse causado pela separação da égua aumenta os níveis de cortisol plasmático e ainda há diminuição da ingestão de alimento. Deve ser levada em consideração, portanto, uma possível queda na linha de crescimento e na imunidade — os potros se tornam mais suscetíveis a doenças infecciosas.

Essa queda no crescimento pode ser preocupante, já que o potro não consegue recuperar posteriormente o que deixou de crescer nessa fase. Por isso, é importante que ele já esteja se alimentando de concentrado antes do desmame e que haja uma suplementação adequada. Assim, terá a quantidade de proteínas necessária para que sua taxa de crescimento seja minimamente afetada.

Promover o acesso ao alimento concentrado, ao sal mineral e a um volumoso de qualidade, mesmo ainda durante o aleitamento, é crucial para uma passagem tranquila por esse período tão estressante.

Qual suplemento usar no desmame?

O CRESCER é um suplemento desenvolvido pela Univittá para auxiliar no crescimento de potros. Ele possui em sua formulação o MOS (mananoligossacarídeos), leveduras vivas que contribuem para elevar a imunidade e melhorar a capacidade digestiva dos potros, além de proporcionar a eles uma maior (e mais rápida) maturidade gastrointestinal.

Mas o que isso significa? De maneira resumida, podemos dizer que a maturidade gastrointestinal é a formação completa tanto da microbiota intestinal quanto da capacidade de absorver os nutrientes do intestino. Esse efeito é muito bem documentado em inúmeros estudos realizados com animais que são suplementados com probióticos.

Além dos prebióticos e probióticos, o CRESCER é rico em aminoácidos essenciais para o desenvolvimento e em proteínas de altíssima qualidade que irão diminuir os prejuízos causados pelo desmame. O cálcio Lithothamnium calcarium, presente no produto, ainda contribui para uma boa formação óssea do animal.

Acreditamos que o desenvolvimento de um animal campeão se sustenta em 3 pilares: genética, alimentação e manejo e que cada proprietário participa diretamente de pelo menos duas pernas dessa tríade. Ou seja, 2/3 das possibilidades de ter um cavalo campeão está em suas mãos.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Letícia Simões
Letícia Simões

Estudante de Medicina Veterinária USP Pirassununga FZEA , estagiária no laboratório de pesquisa em saúde digestiva e desempenho de equinos, atualmente envolvida em um experimento sobre nutrição do casco equino e trabalha no marketing da Univitta Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Descubra os Surpreendentes Benefícios da Lisina na Suplementação
Descubra os Surpreendentes Benefícios da Lisina na Suplementação

Descubra os incríveis benefícios da lisina na suplementação e como ela pode auxiliar no crescimento, fornecer equilíbrio corporal e dar uma performance surpreendente. Saiba mais neste artigo informativo da Univittá.

O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados
O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

O aminoácido vem se tornando essencial para uma alimentação excelente!

Gostou deste post? Deixe seu comentário